Segunda, 28 Outubro 2019 19:05

VEREADORES PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A APLICAÇÃO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA E COMPOSTAGEM

Na manhã da ultima sexta-feita,24, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Ribeiro da Cunha e a primeira Secretaria, vereadora Eliz Fatima de Carvalho, estiveram presentes na Audiência Publica realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura no Centro Comunitário de Geração de Trabalho e Renda Manoel Vieira da Costa, cujo o tema “Compostagem Gestão resíduos sólidos urbanos.

Estiveram presentes fazendo parte da mesa o Prefeito Municipal, Edson Palmeiras dos Santos, a Primeira Dama, Mirian Pereira os secretários municipais: Andre Venâncio da Silva (Secretario do Meio Ambiente e Agricultura), Leir Alves Alvarenga Gonçalves (Secretaria de Educação), Adriano Marques Ferreira (Secretario de Esporte, Cultura e Turismo), Eurivan Rodrigues da Silva (Secretario de Finanças), Vilmar Helio da Costa (Secretario de Transportes), Maristela Rodrigues de Oliveira (Engenheira Ambiental) e Deusdete Mendes da Silva Diretor de Secretaria.

O Presidente, Fernando Ribeiro, falou em nome da Câmara Municipal demonstrando claramente que o assunto e de interesse de toda a comunidade, destacando vários assuntos acerca da coleta de lixo e compostagem.

O prefeito Edson Palmeiras, usou da palavra, destacando a importância deste projeto piloto “coleta seletiva do lixo e compostagem”, que teve início no ano de 2018 em nosso município. Segundo o prefeito, ações neste sentido, são relevantes para o meio ambiente do município porque dão destinação adequada ao lixo, transformando-o em adubo orgânico para ser utilizado nas hortas e jardinagens da cidade.

O palestrante da audiência , senhor Brair de Moura Aquino, Engenheiro agrônomo e colaborador desta ação no município, está nesta empreitada desde 2018, onde junto com outros colaboradores tem realizado atividades em prol deste projeto piloto. O engenheiro destacou durante sua apresentação a importância do programa para o município e salientou o processo de compostagem e os materiais usados na mesma, através de textos e vídeos alusivos ao tema.

Após o termino da palestra, foi aberto espaço para sanar as dúvidas e sugestões da comunidade, a Engenheira ambiental Maristela, usou da palavra para relatar aos presentes diversas atividades realizadas em prol do projeto de coleta seletiva e compostagem nas escolas, orientando os alunos e funcionários, como separar o lixo orgânico para ser utilizado na usina de compostagem.